level

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Batik tingimento em tecidos


Batik é uma técnica de tingimento de tecidos que surgiu na Indonésia, há mais de dois mil anos. Essa arte milenar se espalhou por todo o Oriente e recebeu influências de outras culturas. Qualquer pessoa que tenha habilidade e paciência pode fazer o Batik.

MATERIAL:

- Anilina
- Água
- Ácido acético
- Detergente neutro
- Parafina
- Estearina (é vendida em casa de material de pintura)

Preparar a tinta:

Misture a anilina com água, ácido acético e detergente neutro.

Preparar a cera:

Separe cinco partes de parafina para cada parte de estearina. Derreta a cera.

PASSO A PASSO:

Utilizando um lápis, faça o desenho que quiser no pano de seda. Quanto mais simples, melhor.

Para esticar o pano, use quatro varetas de bambu e faça uma espécie de bastidor (que se usa para bordar) e amarre a seda nas pontas. Uma almofada embaixo ajuda a dar firmeza ao trabalho.

Com um pincel, passe a cera derretida no contorno do desenho. Pinte a parte de dentro dos desenhos com a tinta preparada. Deixe secar.

Com outro pincel, passe a cera apenas em cima dos desenhos. Ponha um pouco de detergente neutro na água. Molhe o pincel e passe em cima do tecido, com calma.

Agora, é hora de pintar o fundo do tecido com as cores que desejar. Com papel absorvente, seque o tecido nas partes onde já foi usada a cera.

Passe duas camadas de cera sobre toda a seda. A cera não deve estar muito quente para não desmanchar a primeira mão. Depois de seco, retire os bastidores. Quebre a cera com as mãos (delicadamente) para criar rachaduras, conhecidas como craquelê.

Ponha novamente o tecido nos bastidores. Pinte todo o tecido para que a tinta cubra as rachaduras. Depois de seco, dê a segunda mão de tinta, para fixar bem a cor. Seque tudo com papel.

Retire os bastidores e comece a esticar o pano, puxando aos poucos para a cera ir se quebrando e se soltando. Ponha o tecido entre duas folhas de jornal e passe com ferro quente para derreter a cera que sobrou.

O próximo passo é embrulhar o lenço no jornal e dobrá-lo como um pacotinho. Com uma panela e um escorredor de massas, encha a parte de baixo com água e ponha um pires dentro do escorredor. Por cima dele, bote o jornal dobrado. Isso evita que a seda fique molhada com o vapor.

Tampe a panela com jornal para absorver a água e deixe 50 minutos no vapor para fixar bem a tinta. Feito isso, é só lavar o tecido com sabão de côco. O acabamento pode ser feito à mão, alinhavando a bainha. Está pronto o seu Batik!

Fonte http://www.artesanatobr.net


Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Formulário de contato.

Nome

E-mail *

Mensagem *

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Veja os post desse blog

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"